Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


You´re dead to me!

por Miguel Reis, em 24.02.14

 

 

 

Se a frase vos é desconhecida, muito possivelmente não acompanham o programa Shark Tank.

 

O programa Lago dos Tubarões é atualmente transmitido na Sic Radical e considero-o um dos melhores conteúdos transmitidos na televisão nacional. O conceito do programa é simples: Mark Cuban, Diamond John, Kevin O´Leary, Robert Herjavec, Barbara Corcoran e Lori Greiner são as personalidades que constituem o painel de potenciais investidores que ouvem as ideias / negócios dos empreendedores e decidem depois se investem ou não no negócio. O programa está muitíssimo bem feito e por ele já passaram excelente casos de sucesso e muitas ideias. O verdadeiro American Dream. A heterogeneidade das personalidades dos investidores é um plus que adiciona um brilho especial ao programa e que me delicia a cada episódio.

 

O sucesso do programa tem sido gigante e o passo natural foi o lançamento de um livro que espelha o ADN do programa e se dirige a todos os atuais ou futuros empreendedores, com dicas sobre como construir e organizar o seu próprio negócio.

 

Lançado no final de 2013 e escrito por Michael Parrish DuDell “Shark Tank Jump Start Your Business: How to Launch and Grow a Business from Concept to Cash” chegou-me há algumas semanas, via Amazon (não o consegui encontrar nas lojas nacionais) e até agora tem sido uma excelente surpresa. Não esperem contudo um livro light. Não quero com isto dizer que é massudo, mas tenham noção desde já que é um livro denso, pleno de definições, step-by-steps e dicas para de A a Z conseguirem construir e melhorar o vosso negócio. É claramente um livro orientado para o negócio e não uma compilação dos melhores momentos do programa (apesar de ter várias análises a case-studies originados no programa). Os inputs que o painel de investidores fornecem ao livro são também um excelente add-on.

 

O livro percorre vários segmentos do negócio, como proteção de patentes, formas de organização do negócios, branding, investimento entre muitos outros e as Public Relations não ficam de fora. É dada uma longa explicação sobre o que são as Public Relations e os seus benefícios para o desenvolvimento do negócio das empresas. Desse capítulo, retiro esta frase que enaltece a importância das PR para as empresas: “relying solely on these methods (advertising and promotions) can be both cost-prohibitive and ineficient. That´s why every small business should also develop some sort of public relations (PR) strategy.”

 

Não podia deixar de realçar o excelente contributo patente nas últimas páginas do livro onde são apontadas diversos links para conteúdos online relacionados com Market Research, Business Plans, Product Development, Insurance, Financing, Branding, Sales, Hiring, Franchising, Leadership, entre muitos outros temas que fazem parte do dia a dia dos negócios.

 

Um livro recomendado para todos aqueles que querem saber mais a fundo como funcionam e se organizam as diferentes ramificações de uma empresa.

 

Para quando um programa televisivo deste género, made in Portugal ?

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:41


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D