Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Secret App

por Miguel Reis, em 20.02.14

 

 

 

Apesar de já haver vários projetos dentro do conceito de comunidade online anónima, a app Secret proporcionou uma história curiosa. Antes de mais, o que é? Basicamente é uma rede social onde todos os utilizadores são anónimos, sem username ou foto de perfil. O foco é a mensagem. Qual é o resultado de estar presente numa rede de forma anónima? Pelo pouco que pude observar, o tipo de conteúdo partilhado de forma anónima é muito mais honesto e natural que o Facebook, assim como feedback que se obtém, o que não quer dizer que seja o mais agradável, nem tão pouco o mais pertinente. Quando o anonimato se associa à impunidade das palavras dos users, é fácil adivinhar o resultado.

 

Naturalmente, a partilha e interação sob anonimato pode trazer coisas boas e más, mas foquemo-nos nas boas através de um exemplo do que se passou nesta rede.

 

Ivan Kirigin, fundador da YesGraph, uma empresa que funciona como ferramenta ao recrutamento, fingiu ser um iOS Engineer para perceber qual seria o resultado se fizesse um post a dizer que estava disposto a deixar a sua startup para abraçar outro projeto. O resultado foi surpreendente - 7 propostas de emprego de empresas em poucas horas. Não só da própria Secret, como também de projectos como o Tumblr ou o Flickr, entre outras.

 

Claro que se o Ivan fingisse ser consultor de comunicação, talvez o resultado fosse diferente e menos expansivo. Será que surgiam propostas, como algumas que se leem em sites de emprego nacionais, para estágios como Account Manager?

 

(…)

 

É relevante refletir sobre quatro pontos desta história e fazer um watch-out:

 

1 - O anonimato do post fez com que o sentimento de ajuda na rede fosse evidente e o feedback obtido rapidamente;

- A comunidade de Silicone Valey está muito atenta e ativa nesta app, o que é um excelente indicador do seu potencial;

- As start-ups tecnológicas nacionais devem dar-lhe uma oportunidade e explorá-la desde já, antes que a mesma se massifique e perca a sua identidade (tecnológica) atual;

4 - iOS Engineer é uma profissão com (muito) futuro…

 

Um watch-out a levar muito a sério (via review de um utilizador na App Store) - “When my friends (high schoolers) discovered this app, it automatically turned to trouble. Now most high schools in my area are just talking crap about many people, including names. This app can be a real danger to cyber bullying. I've already been a victim and I don't want others to be victims. It would be a good app if it didn't start out on the wrong foot, especially with rude high schoolers.”

 

Mais detalhes sobre a história no Business Insider.

 

Mais sobre o arranque da Secret e os seus criadores, pode ser lido no Techcrunch.

 

A aplicação Secret pode ser descarregada aqui.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:33


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D