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Until that day arrives, there´s work to be done!
Mark Cuban assinou recentemente um artigo no Entrepreneur, onde expõe as suas 12 regras fundamentais para startups. Nem me atrevo a colocar em causa a perspicácia e visão empresarial de Cuban, mas confesso-me negativamente surpreendido pelo ponto 11.
No artigo, Cuban desenvolve o ponto 11 da seguinte forma:
"A public relations firm will call or email people in the publications you already read, on the shows you already watch and at the websites you already surf. Those people publish their emails. Whenever you consume any information related to your field, get the email of the person publishing it and send them a message introducing yourself and the company. Their job is to find new stuff. They will welcome hearing from the founder instead of some PR flack. Once you establish communication with that person, make yourself available to answer their questions about the industry and be a source for them. If you are smart, they will use you."
Talvez Mark consiga fazer o que descreve, pois tem o mediatismo necessário para pegar no telefone ou email e ganhar de imediato a atenção de qualquer editor, mas uma startup não goza do mesmo estatuto e estranhamente Mark parece esquecer-se disso.
Mark também se esquece que uma agência de comunicação possui uma transversalidade de networking entre os media que a permitirá chegar ao contacto com outros meios para além daqueles que "you already read, you already watch, you already surf", além de a aconselhar sobre cada um deles.
Achar que é possível obter os mesmos resultados que uma agência de comunicação, apenas por ter os emails dos jornalistas parece-me altamente ingénuo.
Pela lógica de Cuban, se todos tivermos acesso a uma tabela periódica, somos todos potenciais cientistas e não precisamos da expertise de engenheiros químicos.
Go ahead then:
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