Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


ASAP54 - O Shazam da moda

por Miguel Reis, em 05.08.14

 

 

 

"Qualquer fashionista conhece bem a frustração de ver uma foto de uma celebridade a usar uma peça de roupa extraordinária e não conseguir encontrar a sua proveniência."

 

É assim que a revista Entrepreneur abre o artigo dedicado à app ASAP54, enquadrado num especial "100 brilliant companies". 

 

Daniela Cecilio, a mente por detrás da app, após perceber que as pesquisas escritas não funcionavam para solucionar a procura de peças de roupa, decidiu apostar na criação de uma aplicação baseada em tecnologia de reconhecimento visual que possibilitasse resultados mais satisfatórios.

 

A app é relativamente simples de usar. Tira-se uma fotografia e automaticamente a app vai procurar, na sua base de dados, por produtos iguais ou similares. Os resultados das pesquisas efetuadas são apenas possíveis graças ao envolvimento de diversos engenheiros especialistas em tecnologia de reconhecimento visual (de onde sobressai o especialista Daniel Heesch) que trabalharam na  criação de um algoritmo que compara e identifica múltiplos itens tendo em conta as diferentes texturas ou padrões.

 

 

A página de Facebook da ASAP54 dá vários exemplos de utilização? Vejamos:

 

 

Clutch...

 

 

Vestidos...

 

 

Sandálias...

 

 

 

Fios...

 

 

And on..and on...

 

Atualmente a base de dados da ASAP54 inclui mais de 1 milhão de produtos fruto de parcerias realizadas com lojas como Neiman Marcus, Barneys New York, Net-A-Porter, J.Crew, Topshop, Forever 21, entre muitas outras. O modelo de negócio é simples: a app fica com 5 % de comissão de cada compra realizada através da app. Os fãs da app podem também pertencer à comunidade ASAP54 e ver os principais "style influencers", comentar e explorar as pesquisas mais populares da rede.

 

Em termos de investimento, porque é sempre bom saber, a ASAP54 recebeu $3.75 milhões de dólares de investidores como a e.ventures e Ceyuan.

 

Sobre a criadora, Daniela Cecilio nasceu em São Paulo, foi para Londres estudar design de moda, passou pela Farfetch até lançar em abril de 2013 a ASAP54.

 

A app é gratuita e está disponível para iOS . Brevemente chegará a Android.

 

Crucial para qualquer consultor de imagem e fashionista.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D