Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Freight Farms

por Miguel Reis, em 12.03.14

 

 

 

A semana passada, Cavaco Silva desafiou os jovens deste país a tentarem uma experiência na agricultura em vez de emigrarem.

 

No âmbito desse desafio, parece-me oportuno apresentar a Freight Farms, uma empresa criada por Jonatham Friedman e Brad McNamara.

 

A Freight Farms é uma empresa sediada em Boston, que dá a todos a possibilidade de ter uma experiência na agricultura...num contentor.

 

Esqueçam os campos, os elevados custos com sistemas de rega, a preocupação com o clima, solo e tantos outros factores que influenciam uma boa colheita. 

 

Graças a um sistema muito bem pensado, a partir de 70.000 dólares, a empresa garante-vos um contentor devidamente preparado para o cultivo.

 

Há leds que simulam o dia e a noite, um sistema climático interno que faz com que as preocupações com a meteorologia desapareçam por completo, assim como um software (e um tablet) que vem com o contentor que vos permite aceder e controlar remotamente a plantação. Esse software permite-vos receber notificações em real-time sobre o estado das plantações e até entrar em video-conferência com o interior do contentor.

 

Há várias opções de personalização do contentor que permitem acrescentar outras funcionalidades com o objetivo de maximizar o resultado das plantações.

 

As potencialidades da Freight Farms são vastas, porém, é realmente importante sublinhar que uma ideia que permite que regiões áridas ou gélidas passem a conseguir cultivar vegetais é de louvar. Para além disso, é importante não esquecer que o sistema reduz os custos de produção, além de usar menos água que a agricultura tradicional e eliminar a necessidade de pesticidas ou herbicidas.

 

For the record, desde o início de 2014, a empresa tem vendido um contentor por semana. A muitos restaurantes pelo que dizem. Makes sense.

 

Mais informação na Forbes ou na apresentação de Jon Friedman @ TED Conference.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:00



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D